Bem-Vindo Outono!

Com a chegada do outono as crianças do pré-escolar fizeram uma visita pedagógica à Quinta da Eira, em Penafiel, para participar na Vindima e realizar diversas atividades lúdicas e pedagógicas como andar de trator pela quinta e confecionar queijo. Através do contacto com os trabalhadores agrícolas, aprendemos curiosos costumes, cantares e divertidas tradições.

No colégio demos continuidade às vivências realizadas na Quinta e, em colaboração com as famílias, as crianças foram descobrir vestígios do outono na cidade, recolhendo alguns elementos característicos desta estação (folhas, frutos, milho, ouriços, …), para partilhar com o grupo, juntamente com uma fotografia que mostrava como vivenciaram essas descobertas e o que aprenderam sobre esta estação do ano (características das árvores, cores, estados do tempo, …). De facto, “a fotografia é uma arte que se oferece à criança como uma das mais simples e ao mesmo tempo como uma das mais ricas” (Sousa, 2003:345). Com os elementos do outono recolhidos pelas crianças, em grupo, fizemos uma observação atenta de cada um, cheiramos, provamos, seriamos, exploramos formas, cores e texturas. Organizamos também conjuntos de acordo com as características de cada um e contamos o número de elementos para descobrirmos o cardinal de cada conjunto.

Para darmos cor à entrada do nosso colégio e às nossas salas realizamos várias obras de arte com os elementos de outono e no final houve ainda um momento de partilha oral acerca do que cada criança fez na sua obra de arte. De facto, a “expressão plástica oferece à criança a criação plástica como modo de estimular a imaginação e desenvolver o raciocínio” (Sousa, 2003:170), quando estão ativamente envolvidas na aprendizagem.

Inspiradas na nossa “folhinha de outono”, as crianças tiveram a possibilidade de desenhar linhas onduladas, quebradas e em espiral como folhas a cair das árvores, a partir do lançamento do dado dos grafismos. A escrita de pequenas palavras, para registo de aprendizagens, sobre o outono também fez parte dos nossos projetos. De facto, “um ambiente estimulante, que potencia as oportunidades de escrita, é um ambiente que promove a iniciativa e autonomia da criança para esta exploração” (Mata, 2008:53).

Para enriquecer as aprendizagens pelo contacto direto com o meio natural, as crianças tiveram ainda uma saída ao exterior, pela zona envolvente do Colégio, na qual foram munidas de instrumentos de observação (lupas e binóculos). Fizeram ainda o registo fotográfico da diversidade de cores que uma mesma folha pode adquirir com a chegada do outono. Sem dúvida que o “contacto com o meio envolvente, (…) com a cultura, permitirão às crianças apreciar a beleza em diferentes contextos e situações” (Ministério da Educação, 2007:55).

No final da semana tivemos a exploração e aprendizagem de uma nova canção sobre o outono, primeiro com a ajuda do pictograma e depois acompanhamos a música com os instrumentos musicais. De facto, as “crianças de idade pré-escolar retiram um especial prazer em serem capazes de cantar canções inteiras” (Hohmann & Weikart, 2009:669).

A participação ativa e a criatividade da criança foram sempre privilegiadas em todas as dinâmicas planeadas para que as vivências sobre o Outono fossem realmente significativas.

Partilhar

"Há escolas que são gaiolas e há escolas
que são asas. A essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros
engaiolados. O que elas amam são pássaros
em vôo. Existem para dar aos pássaros
coragem para voar. Ensinar o vôo, isso
elas não podem fazer, porque o vôo já
nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode
ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Colégio do Forte

Go to Top