
Esta semana as crianças do pré-escolar estiveram envolvidas na exploração da Lenda dos Reis Magos, articulando a expressão artística com a descoberta da arte de Paul Klee e a exploração das figuras geométricas.
Começamos pela pesquisa biográfica sobre Paul Klee, onde registamos, através da escrita e da colagem, as informações mais importantes acerca do artista. De facto, “um ambiente estimulante, que potencia as oportunidades de escrita, é um ambiente que promove a iniciativa e autonomia da criança para esta exploração” (Mata, 2008:53).
Seguimos depois para a observação de algumas obras de arte de Paul Klee, ondem as crianças foram convidadas a identificar cores, linhas e formas geométricas presentes nas pinturas. De facto, é essencial “que o contacto com a obra de arte seja estimulado desde muito cedo, de modo a potenciar a aquisição das linguagens expressivas e a construção de significados simbólicos e artísticos” (Godinho e Brito, 2010:99).
Após a descoberta das formas geométricas de forma lúdica, com os blocos lógicos da sala, com os blocos de madeira e com os blocos magnéticos criámos diversas figuras e demos asas à criatividade de cada criança, ao mesmo tempo que desenvolvemos o raciocínio lógico-matemático. Recorremos também à plasticina para modelar as figuras geométricas que cada criança observou nas obras de arte de Klee, e também ao geoplano, desenvolvendo assim a motricidade fina, a concentração e a compreensão das formas. Tivemos também a dinamização de um jogo da memória alusivo às figuras geométricas, através do qual foi possível estimular a memória visual, a atenção, a concentração e o raciocínio lógico. Em todas as atividades dinamizadas a criança foi vista “como construtora de conhecimento, com competência para ter voz no processo de ensino-aprendizagem” (Oliveira-Formosinho et al, 2007:23).
Depois da exploração, em grande grupo, de várias obras de arte de Paul Klee, as crianças realizaram uma atividade de expressão plástica de recriação da obra “Castelo e Sol”, 1928, utilizando a técnica de carimbagem com os blocos de madeira da sala, e a colagem de figuras geométricas, previamente pintadas, estimulando assim a criatividade, a motricidade fina e a noção espacial.
À semelhança da Lenda dos Reis Magos, cada criança elaborou a sua coroa inspirada no estilo de Paul Klee, utilizando figuras geométricas, padrões e cores variadas, promovendo a livre expressão artística e a experimentação de materiais. Sem dúvida que a “expressão plástica oferece à criança a criação plástica como modo de estimular a imaginação e desenvolver o raciocínio” (Sousa, 2003:170) quando estão ativamente envolvidas na aprendizagem.
A semana terminou com a tradição de cantar os reis para os pais e familiares das crianças. Foi sem dúvida uma estratégia muito apreciada pelas crianças porque cantaram as canções que tinham sido trabalhadas, em cooperação com a professora de música. De facto, as “crianças de idade pré-escolar retiram um especial prazer em serem capazes de cantar canções (…)” (Hohmann & Weikart, 2009:669). Os gestos auxiliaram as canções e todas as crianças estavam entusiasmadas ao desejar as boas festas à comunidade educativa.
As nossas coroas, ao estilo de Paul Klee, deram sem dúvida um colorido geométrico muito especial neste início do ano 2026!


















