Forte
Academy
Forte
Academy
Academia do Forte, fundada em Janeiro de 2018 é uma extensão do Colégio do Forte com um espaço de ensino extracurricular aberto também a crianças externas ao nosso colégio, e surge como forma de especializar e certificar o ensino de Dança, Teatro Musical, Formação Musical, Judo, Capoeira e formação contínua de pais e profissionais de educação através da elaboração de um anual ciclo de palestras e workshops aberto também a toda a comunidade.
Disponibilizamos uma diversidade de alternativas de formação, compreendendo diferentes níveis e graus de ensino a partir dos 3 anos de idade com espaços criativos e adequados à destreza e qualidade de ensino do nosso leque de atividades.
Teatro Musical
O Teatro Musical procura ir ao encontro das competências artísticas dos alunos e do interesse e fascínio que a expressão dramática, a música e a dança na sua globalidade têm. Em todos os processos educativos, o teatro, a expressão corporal e a atuação em todas as suas formas e variedades, têm um papel preponderante. O Teatro Musical é ainda um magnífico potenciador do processo de aprendizagem e criatividade. Através desta atividade as crianças melhoram e adquirem não só competências artísticas, mas também pessoais e sociais, tais como: expressão corporal e verbal, canto, comunicação e cooperação, exercício da memória e rapidez mental.

Marlene Fernandes
Professora de Teatro Musical
Marlene Fernandes, começou a sua carreira artística bem cedo fazendo imensas formações nas áreas de dança, representação e música (especificamente em canto). Em 2014 concluiu o Curso de Teatro Musical pela EDSAE em Lisboa e desde aí participou em diversos Musicais pela empresa Vivonstage, nomeadamente “A Pequena Sereia,”, “Capuchinho Vermelho,” “Tarzan”, “Rock You Now”, “Quack”, “D’artagnan e os 3 mosqueteiros”, entre outros. Em 2017, iniciou projetos artísticos na área da encenação e desde aí tem vindo a lecionar o Teatro Musical em academias de formação artística, tendo já realizado como encenadora, “The Greatest Showman”, “A cor dos sonhos”, “O expresso que vai para o Pólo Norte”, “A escola do rock”. Admite que a conjugação de áreas artísticas distintas é algo complexo, que exige muito trabalho e dedicação, mas que esse facto torna as crianças mais versáteis e preparadas para um futuro artístico promissor.
Grupo Iniciação – Segunda-feira das 17:15h às 18:30h
Grupo Intermédio – Quarta-feira das 17:15h às 18:45h
Grupo Avançado – Terça-feira das 17:30h às 19:00h
Formação Musical Piano
Inúmeros estudos mostram que aprender a tocar um instrumento na infância tem efeitos positivos no cérebro, libertando dopamina, neurotransmissor envolvido nas emoções, nos processos cognitivos, no controle dos movimentos, na função cardíaca, na aprendizagem e na capacidade de atenção. Neste sentido, ajuda a conseguir uma maior facilidade em aprender a ler e a escrever, melhora a capacidade de concentração, desenvolve a criatividade e ajuda também no raciocínio matemático porque a matemática está presente na música. Os principais objetivos destas aulas são a aquisição de competências do domínio sensorial e de leitura musical, com o ensino e aprendizagem de um instrumento musical – piano, desenvolvendo a capacidade de escuta, concentração e o ouvido musical dos alunos. São ministradas com a utilização de diferentes metodologias criadas por importantes pedagogos como Dalcroze, Kodály, Willems, Orff, Kurtág, Gordon e Wuytack.

Pedro Leite
Professor de Piano
Iniciou os seus estudos na Academia de Música Valentim de Carvalho, onde completou o Curso de Órgão e o Curso de Piano reconhecido pela Yamaha Music Foundation Japan. Foi um dos fundadores do prestigiado Ensemble Vocal Pró Música em 1991, altura que dá início à sua atividade de pianista acompanhador de diversos coros e tornou-se também ensaiador de naipes. Foi vencedor dos Concursos Nacionais de Órgão organizados pela YMF em 1991 e 1992. Em 1993 tornou-se Professor Graduado pela YMF Japan e deu início à sua atividade de Professor. Nesta mesma altura frequentou diversos seminários da YMF sobre música e pedagogia em Portugal e Espanha. Paralelamente fez os seus estudos no Conservatório de Música do Porto onde concluiu o Curso de Piano em 1993. Prosseguiu a sua formação no Conservatório Superior de Música de Gaia onde ganhou uma bolsa de mérito. Licenciou-se em Direção Musical de Coro e Orquestra e concluiu o seu Mestrado em Ensino de Música. Como Maestro já dirigiu vários coros e grupos instrumentais, ganhou prémios internacionais e atuou nos mais diversos espaços onde se destaca a atuação em Roma – na Basílica de S. Pedro, na Igreja de Santo António dos Portugueses, na Igreja de Santo Inácio de Loiola e no Panteão. Atualmente é Professor de Piano, Formação Musical e dirige vários Coros em diversas instituições.
Grupo Iniciação – Terças-feiras e Quartas-feiras das 17:30h às 18:15h
Grupo Intermédio – Terças-feiras e Quartas-feiras das 18:15h às 19:00h
Formação Musical Guitarra
A atividade de Formação Musical em Guitarra é dedicada à iniciação do aluno perante o instrumento, para idades entre os 6 e os 14 anos, adaptando-o fisicamente às diferentes técnicas da guitarra, para que a criança consiga rapidamente explorar escalas, descobrir e tocar músicas que lhe agradam. Isso contribui para abrir horizontes e despertar bastante interesse e criatividade. A aprendizagem de um instrumento nas idades mais maduras, contribui bastante para o aperfeiçoamento do ouvido musical, este que é um dos parâmetros fundamentais abordados nesta atividade.
António Aníbal Andrade
Professor de Guitarra
António Aníbal Andrade é músico, técnico de som/produtor/ sonoplasta e videógrafo. Entre 2000 e 2004 estudou na Escola Secundária e Artística Soares dos Reis, onde desenvolve a sua paixão e estudo pela música; de 2003 a 2006 estudou e teve aulas guitarra Jazz com o Professor Carlos Mendes. Em 2009 conclui a Licenciatura em Som e Imagem – Produção Multimédia, na Universidade Católica do Porto. Desde 2010 que toca (guitarra e outros instrumentos – ao vivo e em estúdio), compõe, grava, interpreta e produz em/e para diversas bandas, tanto de originais como de versões, tais como, Sky & The Diggin’ Poets, The Ebony Tones, Kul Nachos, D’Alma, Stoned – Tributo a Rolling Stones, The Stupid Cupids, Vini Vulture & The Carrion Culture, entre outros. Desde 2014 que leciona guitarra (acústica e eléctrica) e formação musical (em diversos locais – Musiconde, Colégio do Forte…). Entre 2016 e 2017 estagia na Empresa Insónia Audiovisual, trabalhando nas áreas de captação, edição e produção de vídeo; captação / gravação, edição e mistura de áudio / som (voz o , sonoplastia, música); elaboração e animação de grafismos, produção fotográfica e design. De 2018 a 2019 trabalhou na equipa técnica do Teatro Municipal de Vila do Conde – técnico de som e de palco, e projecionista de filmes / cinema. Desde 2017 que trabalha como músico e técnico (de som) em diversas companhias de teatro, tais como Marionetas de Mandrágora, Nuvem Voadora e Companhia Certa (da Varazim Teatro). Atualmente dedica-se e trabalha em Regime Freelancer nas áreas da Música, Som, Vídeo, Fotografia e Design.
Grupo Iniciação – Aula individual (horário a agendar com o professor)
Formação Musical Canto
Uma voz bonita nem sempre é suficiente para quem deseja cantar. As cordas vocais são músculos que, como qualquer outro, devem ser explorados e exercitados para manterem-se saudáveis. A atividade de Formação Musical em Canto, foi criada devido a uma crescente vontade entre crianças, jovens e adultos de aprenderem a descobrir, aprimorar e encontrar corretamente a sua colocação vocal. Dando assim asas, a uma compreensão da sua extensão vocal, permitindo ao aluno descobrir uma nova ferramenta de expressão artística, que de acordo com vários estudos, contribui muito para o desenvolvimento do seu bem estar pessoal e emocional.

Marlene Fernandes
Professora de Canto
Marlene Fernandes, professora de canto e de Teatro Musical. Iniciou a sua formação em canto pela vertente lírica em 2001 com a professora Inês Sofia Barros Fernandes, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, tendo permanecido até 2004. De 2005 a 2007, na academia Ritmos, teve acompanhamento em canto lírico e formação musical pelo professor João Terleira. De 2012 a 2014, ao ingressar no curso de Teatro Musical pela EDSAE, foi orientada na vertente de canto pelo professor Rui Baeta. Em 2016, integrou as aulas de canto do professor David Dias, na academia Nuguelmusic para formação na vertente POP/ROCK. Em 2019, para formação na área de Jazz, iniciou aulas de canto Jazz pela Escola de Jazz de Braga. Em 2021 encontra-se a ter aulas com a emblemática professora e cantora Ana Margarida Encarnação. Durante estes 20 anos de formação, teve inúmeras apresentações musicais como cantora em palcos como o Theatro Circo, Aula Magna, Teatro Sá da Bandeira, entre outros.
Grupo Iniciação e Intermédio – Aula individual (horário a agendar com o professor)
Ballet Clássico
O Ballet Clássico é uma atividade bastante completa que estimula a criança a nível motor, cognitivo e social. A prática desta atividade potencia aos seu alunos o saber Ser e o saber Estar, corrige e melhora a postura, trabalha diversas capacidades motoras e promove a autoestima. Em idades mais baixas aprendem através da ludicidade, o que contribui para um bom ambiente de aula, motivação pela prática e para consolidação de conhecimentos básicos, necessários em idades futuras. As aulas são ministradas segundo a metodologia da RAD (Royal Academy of Dance), sendo os alunos submetidos a exames anualmente para progressão nos Graus (formação reconhecida internacionalmente).
Grupo Iniciação – Quartas-feiras e Sextas-feiras (horário sob consulta)
Grupo Intermédio – Quartas-feiras e Sextas-feiras (horário sob consulta)
Modern Jazz
O Modern Jazz é um estilo de dança que recebe influências de diversos outros, com princípios técnicos da dança clássica. As aulas são estruturadas para preparar a força física e a flexibilidade necessárias para demonstrar emoção por meio da interpretação de qualquer género musical, seguindo os programas da International Dance Teachers Association (IDTA).

Luísa Gilvaia
Professora de Ballet Clássico e Modern Jazz
Luísa Gilvaia, Licenciada em Educação Física e Desporto pelo Instituto Superior da Maia. Iniciou sua formação em dança com Ballet Clássico, sendo diplomada pela Imperial Society of Teachers of Dancing. Desde 2020, é professora Certificada e Registada pela International Dance Teachers Association.
Atuou como bailarina profissional de 2001 a 2006, participando dos espetáculos Porto D’Ouro e Puro Cubano no Casino da Póvoa de Varzim sob a direção de Júlio César, com coreografias de Júlio Rodriguez e Juan Carlos. Possui certificação em PBT (Progressing Ballet Technique), abrangendo os programas Junior, Senior e Advanced, além de formação em Yoga Terapêutica.
Hip-Hop
Mais do que uma atividade extracurricular, a atividade de Hip-Hop estimula a concentração, a memória, o equilíbrio e a disciplina. Interliga a coordenação motora, a flexibilidade e a condição física da criança, aumentando e melhorando, assim, a consciência corporal e espacial. Permite, também, que, de uma forma divertida e descontraída, se transmitam princípios e valores essenciais ao crescimento pessoal de cada criança.

Mariana Costa
Professora de Hip-Hop
Professora de Hip Hop desde 2015, com vasta formação a nível pedagógico e na área das danças urbanas; mestre em Educação Física no Ensino Básico e Secundário; enquanto treinadora, foi bicampeã nacional em 2018 e 2019 no escalão Júnior no campeonato Hip Hop International, conseguindo a participação destas mesmas equipas no Mundial nos EUA; enquanto bailarina, consagrou-se vice campeã nacional em 2018 na divisão Megacrew e Adulto no Hip Hop International Portugal, representando Portugal no World Hip Hop Championship (EUA) dois anos consecutivos; participou em vários espetáculos e atuações tais como os festivais Rock in Rio, Sol da Caparica e Évora Urban Village; é membro e fundadora da companhia de danças urbanas Originalz e também júri certificada pelo Hip Hop International.
Grupo Intermédio – Sextas-feiras das 17:30h às 18:30h
Judo
O Judo oferece benefícios claros de integração física e social para crianças e jovens, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social integrado. É uma atividade de eleição para jovens tímidos pela estreita relação que possibilita com os colegas. Para jovens que tenham um comportamento mais agressivo é um ótimo veículo de controlo dessa postura, possibilitando a esses jovens expressarem a sua agressividade através do seu próprio corpo, ajudando no equilíbrio diário da sua personalidade. Desenvolve no jovem uma noção de respeito por si próprio e pelos outros. É uma atividade recomendada pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para crianças e jovens. O Judo não forma apenas atletas, constrói um cidadão que busca continuamente a sua perfeição em todas e cada uma das suas facetas físicas, espirituais e intelectuais.

Marcos Klein
Professor de Judo
Marcos Klein teve o seu primeiro contacto com o judo em 1979 na academia “Judô Clube Walter Russo” no Rio de Janeiro, onde foi Campeão regional (84/85/86), Campeão Estadual (RJ) (84/85/86), Vice campeão brasileiro (1986). Foi formado com cinturão preto 1° Dan pela Federação Brasileira de Judô (1991). Mais tarde, em 1992 torna-se professor adjunto da academia “Judô Clube Walter Russo”. Viaja até à Argentina onde participou ativamente no projeto “Niño en el Judo” Buenos Aires Capital Federal (2010). No Chile, foi também professor no “Clube de Judo Melipulli” (2013-2015) onde também tirou o curso de arbitragem internacional pela Federação Chilena de Judo (2014). Frequentou vários estágios como árbitro nacional (2014-2015). Mais tarde, já em Portugal consagra-se vice-campeão nacional dos veteranos (2019). À posterior é formado cinturão preto 2° Dan pela Federação Portuguesa de Judo e completa o Curso de Treinador 1 pela FPJ. (2020)
Grupo Intermédio: Segundas-feiras e Sextas-feiras das 17:15h às 18:00h
Capoeira
A capoeira é uma arte/luta que teve origem no Brasil em meados do século XVI , estando hoje espalhada pelo mundo inteiro. Desenvolve nos seus praticantes aspetos físicos como mobilidade, lateralidade, flexibilidade e equilíbrio, assim como noções musicais e culturais. Tratando-se de uma luta regida por sistema de graduação promove o respeito, auto defesa e melhora a autoestima. A capoeira é hoje o maior divulgador da língua portuguesa por todo o mundo, e é para o Colégio do Forte um privilégio fazer parte da disseminação desta arte.

Sónia Oliveira
Professor de Capoeira
Inicia a sua atividade como treinadora de capoeira em 2005, e em 2013 começa a dar aulas a crianças, onde arrancou um projeto de capoeira nas escolas da cidade de Vila do Conde. Ao longo dos anos, Participou em várias competições regionais e nacionais, nas diversas graduações, onde conquista o 1º lugar cinco vezes, e o pódio quatro. A mais recente conquista foi a nível mundial, onde conquistou uma vez mais o 1º lugar no mundial de capoeira solo, realizado online.
Grupo Intermédio: Segundas-feiras e Sextas-feiras das 17:15h às 18:00h
Os Nossos Objetivos
Num mundo tão competitivo, em que se procura profissionais cada vez mais completos em diversas áreas, as atividades extracurriculares ganharam um estatuto de maior notoriedade, pelos inúmeros benefícios que trazem à vida de crianças e jovens, estimulando-os para um percurso de aprendizagens saudáveis em paralelo com a componente letiva. De forma geral, os estudos existentes confirma os benefícios físicos, psicológicos e sociais que as atividades extracurriculares apresentam. As investigações mostram que a prática destas atividades está associada a resultados muito positivos, tais como:

Potenciar Criatividade

Autoconfiança

Expressão Artística

Performance
Saber
Artigos do Colégio
Acreditamos ser um direito de cada criança o acesso a um ambiente seguro, assente num princípio orientador:
Crescer Forte pelos Afetos.
Saber
Artigos do Colégio
É no dia-a-dia do Colégio do Forte que encontramos a essência dos nossos projetos, com aquisição de conhecimentos e valores fundamentais para o crescimento saudável da criança.