A Poluição dos Oceanos

Início » A Poluição dos Oceanos

A viver em cidades costeiras, como Vila do Conde e Póvoa de Varzim, as crianças do grupo intermédio II aperceberam-se, no início do ano, da existência de um problema ambiental que muito nos afeta: a poluição dos oceanos.

Criança - Ana, este ano podíamos trabalhar a poluição dos oceanos. Sabias que existe muito lixo no fundo do mar?
Ana - Mas que tipo de lixo?
Criança - Plástico.
Ana - Mas será que é só plástico que existe no fundo do mar?

Surgiu um pequeno debate em grupo sobre os diferentes tipos de lixos que poderíamos encontrar. Porém, como não tínhamos certeza das nossas respostas decidimos partir à descoberta. Descobrimos, então, que no fundo do mar existem grandes quantidades de plástico e redes de pesca. Descobrimos que todos os anos vão parar em média aos oceanos 300.000 toneladas de lixo e que por ano morrem milhões de aves e peixes que confundem estes objetos com o seu alimento.

Descobrimos que as plantas marinhas são responsáveis por produzir grande parte do nosso oxigénio e que sem elas a vida terrestre também fica em perigo. Descobrimos que o derramamento de petróleo provoca a morte de milhares de animais e que a pesca pode ser prejudicial para a vida marinha quando é feita de forma excessiva.

Descobrimos que o plástico é muito útil quando utilizado de forma consciente e responsável, mas pode ser muito perigoso quando utilizado de forma incorreta. Descobrimos que o homem é o principal responsável pela destruição do nosso planeta e que devemos agir o quanto antes para combater esta situação.

Ana - Mas o que podemos fazer para melhorar a esta situação?
Crianças - Podíamos partilhar com as pessoas aquilo que sabemos, porque se todos souberem o que se está a passar talvez consigam ajudar.

E assim foi. Na Semana do Ambiente realizamos uma exposição com os nossos trabalhos para serem partilhados com a comunidade.
Na nossa exposição apresentamos uma notícia em português e inglês, porque em inglês conseguimos chegar a mais pessoas. Expusemos as nossas pesquisas, um poema e várias "obras de arte", na esperança de que a leitura, a poesia e a arte talvez consigam sensibilizar as pessoas e levá-las a contribuir para "Transformar o mundo num lugar melhor".

que são asas. A essência dos pássaros é o vôo.