Dia Mundial da Saúde Mental

“Rega as tuas emoções como se rega a flor de um jardim”

No passado dia 10 de outubro celebrámos o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental em todas as idades.

O tema deste ano, “Acesso a serviços — saúde mental em catástrofes e emergências”, destaca a necessidade de garantir apoio psicológico acessível a todas as pessoas, especialmente em momentos de instabilidade e crise, reforçando a importância de políticas públicas, recursos e profissionais qualificados para proteger o bem-estar emocional.

Em Portugal, estudos recentes têm alertado para um aumento preocupante de casos de ansiedade e outras perturbações emocionais em crianças, refletindo-se na escola e nas relações sociais. Este cenário torna ainda mais evidente o papel fundamental das escolas como ambientes promotores de saúde mental, não apenas no ensino académico, mas também na formação emocional e social das crianças.

As escolas têm a oportunidade de criar ambientes seguros, inclusivos e saudáveis, promovendo práticas que incentivem o respeito, a empatia e a comunicação aberta. O acompanhamento psicológico, a atenção às mudanças comportamentais e a implementação de estratégias preventivas são ferramentas essenciais para apoiar crianças e jovens no desenvolvimento da resiliência, autoestima e capacidade de lidar com desafios emocionais.

Que sinais pode dar o nosso corpo de que alguma coisa não está bem?

Tal como às vezes ficamos doentes fisicamente, por exemplo com gripe, com febre e dores no corpo, ou temos uma ferida, também podemos ficar doentes psicologicamente e ter alguns sintomas como:

  • andar tristes durante muito tempo;
  • achar que ninguém gosta de nós;
  • andar muito nervosos e com medo de alguma coisa;
  • ou mesmo perder a vontade de fazer coisas que antes gostávamos muito.

Garantir a saúde mental infantil não é apenas uma questão individual, mas uma responsabilidade coletiva. O trabalho conjunto entre famílias, escolas e profissionais de saúde mental contribui para que as crianças cresçam mais confiantes, equilibradas e preparadas para enfrentar todas as adversidades, desafios que vão surgir ao longo da vida.

Vamos regar a inteligência emocional das nossas crianças?

Equipa de Psicologia

Clínica Alta…mente – desenvolvimento infantil & parentalidade

Partilhar

"Há escolas que são gaiolas e há escolas
que são asas. A essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros
engaiolados. O que elas amam são pássaros
em vôo. Existem para dar aos pássaros
coragem para voar. Ensinar o vôo, isso
elas não podem fazer, porque o vôo já
nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode
ser ensinado. Só pode ser encorajado." - Rubem Alves

Colégio do Forte

Go to Top