Projetos Multidisciplinares

Início » Projetos Multidisciplinares
O homo sapiens, com cérebro mais desenvolvido do que as espécies que o precederam e capacidades como a de manipular ferramentas e solucionar problemas, surgiu há aproximadamente 300 mil anos, no leste de África. Mas, apesar de todas as suas habilidades, ainda seria necessário muito tempo até que esse nosso antepassado longínquo se tornasse capaz de dominar a agricultura.
Isso só ocorreria por volta de 12 mil anos atrás, no período Neolítico, algures no Médio Oriente, provavelmente no atual Iraque.
A combinação dos satélites de comunicação, criados na década de 1950, da internet, na década de 1960, e do smartphone, três décadas depois, proporcionou os avanços mais rápidos e espetaculares no meio rural e deu origem à agricultura de precisão. Hoje, os agricultores modernos contam com um imenso arsenal tecnológico que revolucionou o planeamento e a execução de todas as fases de plantio, colheita e comercialização - e, no fim de tudo, reduziu trabalho e custo e aumentou a produtividade.
O Colégio do Forte aposta na formação integral dos estudantes. Pretende aumentar o sucesso académico e valorizar o respeito pelo património natural. Assim, facultamos momentos de criatividade pedagógica que na passada sexta-feira se traduziu por uma Aula de Campo onde se realizou o plantio de uma Aloe Vera pelos jovens do 3º CEB. Conseguiu-se abordar a temática da história da agricultura, da composição dos solos, da localização geográfica das espécies e da caracterização científica da planta.

"Há escolas que são gaiolas e há escolas
que são asas (...) a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros
engaiolados. O que elas amam são pássaros
em vôo. Existem para dar aos pássaros
coragem para voar. Ensinar o vôo, isso
elas não podem fazer, porque o vôo já
nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode
ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Colégio do Forte